sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Porque devemos Alongar os músculos?

   Sendo a minha primeira oportunidade, de escrever neste maravilhoso blog, andei um pouco confuso a pensar o que escrever para poder dar uma boa imagem, não só aos proprietários do blog, como principalmente aos leitores atléticos. Por isso decidi não começar com programas de treino (split), exercícios anti-celulite ou regras de nutrição. Irei falar de algo que toda gente conhece. Algumas pessoas dão muita importância a ele, outras, nem por isso.

   O tema deste artigo será “o alongamento”. Porquê temos que realizar alongamentos musculares antes de iniciar o nosso treinamento?

Bem, vamos lá descobrir:

   Alongamento ou estiramento (inglês “stretching”), estabeleceu-se de uma maneira muito firme no mundo do fitness e desporto. Alongamentos não só realizam as pessoas que praticam modalidades que exige uma flexibilidade acima do normal (ginástica, artes marciais, etc), mas também e muito utilizado nos desportos “comuns”, como por exemplo futebol ou ténis.

   O fitness envolve alongamentos musculares, como parte integrante do processo de treinamento. Vamos listar as razões que leva o alongamento muscular ser tão importante para o fitness:

1- Corpo flexível – um corpo flexível permite uma liberdade de movimento e uma suavidade de realização. 

2- A falta de flexibilidade (rigidez, contraturas) em alguns grupos musculares, provoca um efeito negativo sobre a coluna vertebral, que por sua vez, pode causar graves danos a saúde em geral. A medicina desportiva e a fisioterapia possuem a mesma opinião, de que, para manter uma postura correta e preservar a saúde, e necessário alongar constantemente os músculos:

*Músculo trapézio (parte superior);

*Músculo peitoral;

*Músculos da região lombar e ilíaca;

*O grupo muscular da parte de trás das coxas;

3- Quando realizamos os exercícios, sendo eles de fitness ou de culturismo, para um bom resultado, é exigido realizar em amplitude total. Músculos que não estão alongados, rígidos, muitas vezes leva a ocorrência de lesões, enquanto que, o “espaço de manobra” que os músculos devidamente alongados tem, devido a flexibilidade, reduz a lesão ao mínimo. Boa flexibilidade é especialmente importante em aulas de artes marciais, dança, aeróbica, onde os movimentos são mais espontâneos, abrangentes e menos controláveis do que na academia.

Alongar Musculos 

4- O alongamento antes do treinamento aumenta a capacidade dos músculos do atleta acompanhar a intensidade do exercício ou à actividade desportiva que irá realizar. Quando vocês vêem um jogador de futebol alongar os músculos das pernas, ou, no ténis, o atleta alongar os braços, vocês sabem que ele faz isso para jogar melhor. No fitness e culturismo, nós fazemos isso para treinar melhor.

5- Mas não devemos só alongar os músculos antes de iniciar o treino, também, é muito importante realizá-lo no fim. Alongamentos no final do treinamento fornece ao atleta muitos efeitos positivos e maravilhosos: 

5.1  Alongar bem os músculos no final do treino, fornece um relaxamento, o que possibilita uma maior recuperação muscular e também um relaxamento do sistema nervoso (não se esqueçam que treinar, é uma condição de stress para o seu sistema nervoso) 

5.2  Maior flexibilidade é outro efeito positivo. Se vocês possuem uma boa flexibilidade, e querem mantê-la, continuando a alongar os músculos após o treino intensivo, irá lhe possibilitar uma manutenção dessa flexibilidade para o próximo treino. 

5.3  Ficou estabelecido, via estudos, que alongar após o treinamento, melhora o fluxo de sangue e aumenta a velocidade de excreção de, produtos metabólicos, dos músculos. Para além disso, diminui a dor que sente após a finalização dos seus exercícios.  

5.4  A dor que sente durante o alongamento final, nos seus músculos, aumenta a liberação da hormona somatotropina. Esta querida hormona, com um nome bastante estranho, é responsável pelo desenvolvimento da resistência e crescimento muscular. A hormona do crescimento (também designada) é também um poderoso queima gordura.

   Por isso, agora que a névoa dissipou-se um pouco, e sabemos porquê alongar os músculos é tão essencial, não só antes do treinamento, como após, a inclusão completa do alongamento no seu programa de treino, irá possibilitar alcançar qualquer seja o seu objetivo. Se o seu objetivo é aumentar a massa muscular, desenvolver a agilidade e flexibilidade ou simplesmente queimar gordura para ficar mais sexy, alongar são as sapatilhas do seu treinamento.

Autor: Teo Volk

Nenhum comentário:

Postar um comentário