quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Citrulina – Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

   
   A Citrulina, também conhecida como Citrulina Malato, é um aminoácido não essencial encontrado em diversos tipos de alimentos, como carne, peixe, ovos, leguminosas, produtos lácteos e, especialmente, na melancia.
A citrulina pode ajudar a aumentar os níveis de arginina na corrente sanguínea, fazendo com que haja um aumento na entrega de nutrientes para o tecido muscular. A arginina é um precursor do óxido nítrico no corpo.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CITRULINA

   Alguns estudos sugerem que a citrulina pode ajudar a potencializar o desempenho de atletas e fisiculturistas, acelerando a recuperação após treinamentos intensos, aumentando a produção de óxido nítrico no organismo e removendo resíduos do interior do tecido muscular, como amônia e ácido láctico, que são prejudiciais ao desenvolvimento dos músculos.



CITRULINA – EFEITOS COLATERAIS

   A maioria das pessoas tolera a suplementação de citrulina (desde que siga a dosagem estipulada pelos fabricantes) sem maiores problemas.
Porém, tomar citrulina junto com glutamina pode causar cólicas e problemas digestivos.

   Pessoas com problemas no fígado devem ficar longe da suplementação a base de citrulina.

  Mas no geral a citrulina realmente tem se mostrado segura quando consumida nas dosagens recomendadas.


CITRULINA COMO TOMAR

   O ideal sempre é seguir a recomendação do fabricante, pois a concentração de cada suplemento pode variar, porém no geral, é recomendado o uso de1 a3 medidores de citrulina dissolvidos na água. Os medidores são pequenos, e essa quantidade representa cerca de 3 a 10g.

   Se você é iniciante, o ideal é suplementar apenas com 1 medidor para ir se acostumando, e se for preciso vá aumentando a dosagem aos poucos até chegar no limite estipulado no rótulo do produto que você comprar.


ONDE ENCONTRAR/COMPRAR CITRULINA

   Como vimos acima, a citrulina pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, porém como as quantidades são bem baixas, muitas pessoas adotam o uso de suplementos alimentares como fonte do nutriente.

   Você pode encontrar suplementos a base de citrulina nas principais lojas de suplementos. Alguns produtos são especificamente elaborados para fornecer apenas citrulina, porém ela pode ser encontrada como parte da fórmula de vários outros tipos de suplementos que geralmente estão na categoria do óxido nítrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário