sábado, 8 de setembro de 2012

Carnitina, Para Que Serve?

   A carnitina pode ser classificada como um aminoácido não essencial, pois nossos corpos naturalmente podem produzi-la. No entanto, seu consumo é benéfico para diversas funções do organismo, dentre as principais, para o bom funcionamento do coração.

   A carnitina também tem sido apontada como um “transportador de gordura”, pois exerce uma função muito interessante: fazer com que o corpo use a gordura como fonte de energia.

  Graças a essas propriedades interessantes, a carnitina também é considerada como um aminoácido condicionalmente essencial.


Carnitina

 

 COMO A CARNITINA FUNCIONA

   A carnitina é responsável pela transferência de ácidos graxos (gordura) através das membranas celulares para a mitocôndria, que por sua vez utiliza a gordura como fonte primária de energia. Por esse motivo, suplementos a base de carnitina são classificados na categoria dos queimadores de gordura.

   Alguns especialistas defendem a tese de que além de ajudar na queima de gordura, a carnitina pode ajudar na manutenção de massa muscular. Muitas pessoas adotam um treinamento + dieta para perder peso, e perdem praticamente toda a massa muscular que trabalharam tanto para construir. 

   Nesses casos a carnitina poderia ajudar. Porém, poucos estudos foram feitos  e ainda não existe uma opinião mais embasada sobre essa tese.

O QUE A CIÊNCIA FALA SOBRE A CARNITINA

   Como citamos acima, ainda faltam pesquisas mais conclusivas para comprovar os efeitos da carnitina. No entanto, alguns estudos mais incisivos mostraram que uma deficiência de carnitina pode resultar em níveis menores de energia muscular, o que não é bom para quem treina musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário