domingo, 30 de setembro de 2012

Dieta para perda de peso

   No Brasil 49% da população adulta (acima dos 20 anos) está acima do peso, enquanto que 14,8% dessa amostragem encontram obesas. A etiologia da obesidade é complexa e multifatorial, podendo ser reflexo da dificuldade que as pessoas tem em se alimentar para se perceberem melhores e mais saudáveis, além de outros fatores como, aspectos sociais, culturais, genéticos e psicossociais.

   Desta forma, a busca de alternativas para o tratamento de pessoas com sobrepeso e/ou obesidade torna-se fundamental para minimizar problemas que poderão surgir em consequência do excesso de peso como, diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, depressão, entre outros.
Desta maneira, as pessoas tendem a buscar alternativas e maneiras mais agressivas e/ou supostamente mais rápidas, como: cirurgias, fármacos, suplementos alimentares e dietas da moda, encontradas em qualquer banca de jornal. Quanto aos suplementos, nem sempre representam uma saída eficaz, visto que, boa parte da literatura cientifica ainda levanta dúvidas quanto aos seus benefícios termogênicos.


Dieta Para Perder Peso


   Como foi falado na Dieta Para Ganho De Massa Muscular, para perda de peso não é diferente, porém a estratégia segue outro caminho. Assim como na dieta para ganho de M.M. que ganha-se de 10 a 20% mais calorias, na dieta para perda de peso, diminui-se.  Outra estratégia é a diminuição direta do Valor Energético Total (VET), sendo saudável a perda de 500 g a 1 kg por semana. Resultando em uma restrição calórica de 500 a 1000 kcal/dia. No âmbito da nutrição é sabido que uma perda maior que 1 kg por semana, esta associada também à diminuição de massa magra, o que não é o válido aos objetivos. Por isso, é expressamente importante alertar quanto à perda ponderal de gordura em um período considerável do que perder muito peso em um período mais curto, sendo que não especificamente gordura corporal. Lembrando que a balança não é o melhor parâmetro para avaliar a perda de gordura corporal.

   O nutricionista é o profissional mais capaz e habilitado para te passar um plano alimentar adequado as suas preferências, hábitos, horários e quantidades, se utilizando do respaldo científico sobre dos verdadeiros suplementos capazes de causar efeitos benéficos. Segue a lista de alguns alimentos mais utilizados para perda de peso considerados termogênicos: Chá verde, café, gengibre, hibisco, canela, pimenta. Além de conter uma vasta lista de substâncias para manipulação como, Ioimbina, faseolamina, citrus aurantium, colina, guaraná em pó, inusitol, garcinia cambogia, cromo, pholia magra, pholia negra, olestra, dentre muitos outros. Contudo, basta seguir um plano proposto no que vimos acima e emagrecer com saúde. Isso só depende da sua força de vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário