sábado, 17 de dezembro de 2011

O que é Glutamina?

Molécula de Glutamina
 
     A L-Glutamina é o mais abundante aminoácido encontrado no tecido muscular, sendo que além de atuar como nutriente energético para as células imunológicas, promove ganho de massa magra (crescimento muscular).

     Nos esportes como musculação, fisiculturismo, natação, ciclismo, atletismo e outros mais, durante períodos de treino intenso, os níveis de L-Glutamina tendem a diminuir, aumentando a probabilidade de ocorrência de lesões musculares e enfraquecimento da imunidade.

     Uma solução para melhorar o desempenho desses esportistas que realizam treinamento físico pesado é a suplementação alimentar de L-Glutamina, que traz os benefícios de diminuir as chances de lesões nos músculos e serve também para reduzir a probabilidade de diminuição de leucócitos (glóbulos brancos) no sistema imunológico, o que poderia favorecer infecções.

     Trata-se também de um bom suplemento coadjuvante em dietas de engorda, pois favorece o ganho de peso muscular. Além das tradicionais marcas como Probiótica, Universal, Arnold, Eas, IntegralMédica e outras mais, encontra-se também a glutamina na forma manipulada, disponível através das farmácias com laboratório de manipulação.

     Como tomar glutamina: as pesquisas indicam que a suplementação de 2 a 6 gramas ao dia promove efeitos significantes sobre o metabolismo, devendo-se seguir a indicação do profissional de nutrição responsável para os melhores resultados.

Referências: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário