terça-feira, 24 de abril de 2012

Como Ter a Disciplina Necessária Para Treinar Musculação

     Para ser bem sucedido em qualquer área da vida é preciso ter disciplina. Durante a vida todos nós desenvolvemos diversos hábitos, alguns bons, outros ruins. Infelizmente boa parte das pessoas desenvolve um dos piores hábitos que podemos imaginar, fazendo com que as mesmas tenham uma vida repleta de frustrações. Esse hábito chama-se procrastinação.

     A procrastinação é o termo usado para definir o famoso hábito de deixar as coisas para depois.

     “Ah, hoje estou cansado, amanhã eu treino….Tenho que entregar esse trabalho só na outra semana, depois eu faço….Estou com o seguro desemprego, depois eu procuro emprego…e assim vai”.

     Quantas pessoas você conhece que agem dessa forma? Bom, eu pelo menos conheço muitas, e geralmente não são muito felizes com a situação que vivem hoje.

     A musculação não é diferente de outras atividades. Se você quer ser bem sucedido precisa ser disciplinado. Pular um dia de treino sempre acaba virando dois, três ou quatro, e quando você percebe a semana está perdida. Depois surge a famosa questão: “por que eu não tenho resultados?”.

AS PESSOAS JÁ NASCEM DISCIPLINADAS?

     A disciplina não é um dom que somente algumas pessoas possuem. Ninguém nasce disciplinado ou indisciplinado. A disciplina é um hábito que qualquer pessoa pode dominar se trabalhar para isso. O problema é que subconscientemente, muitas pessoas desenvolvem o hábito da procrastinação sem sequer perceber. A criação dos pais, amizades, informações consumidas e diversas outras coisas que acontecem em nosso dia a dia podem contribuir na disciplina ou não de um indivíduo. Porém, se você entende a importância de ser mais disciplinado para ter o corpo que deseja, veja algumas dicas que podem lhe ajudar.

Disciplina Musculação

 

COMO TER MAIS DISCIPLINA NA MUSCULAÇÃO

     A primeira coisa a ser feita para ter disciplina é ter a consciência de que hoje você não é uma pessoa disciplinada. Ouça a sua voz interior. O que você diz a si mesmo quando está prestes a faltar a um treino e comer um pedaço gigante de bolo? Você diz que um treino não faz diferença? Que amanhã pode compensar correndo na esteira?

     É nesse momento que você constrói ou não a sua disciplina. Aprenda a dizer NÃO a si mesmo! Toda vez que você contraria a sua voz interior e faz o que é melhor para você, sua disciplina aumenta. Claro que não é fácil e não é do dia para a noite que você deixará de ser uma pessoa acomodada. O processo leva tempo e você precisa ser consistente. Portanto, o ideal é começar aos poucos, com pequenas coisas. Por exemplo: se você costuma pular alguma refeição durante o dia, comece por aí.

     A melhor maneira de quebrar um hábito ruim é substituí-lo por um bom durante 30 dias. Comece com uma refeição, que é relativamente fácil como vimos acima. Fique 30 dias sem pulá-la e não falhe. Você verá que depois isso se tornará um hábito, e você não terá a menor dificuldade para se alimentar corretamente. Depois vá para os treinos. Fique 30 dias sem faltar a um treino. É claro que você não precisa e nem deve treinar de domingo a domingo. Mas estipule uma rotina de treinos e não a quebre durante um mês.
     
     Novamente a força do hábito vai jogar a seu favor, e você não terá mais dificuldades para treinar consistentemente.

VOCÊ PODE PERDER A DISCIPLINA?

     Sim, claro que pode. Tudo é um processo. Se você começar a adiar pequenas coisas, deixar tarefas que poderiam ser feitas agora para depois, e coisas do gênero, é normal que você comece a adiar coisas maiores, até se tornar um mestre em procrastinar. Sendo assim, você precisa estar constantemente se esforçando para se manter disciplinado. É fácil? Claro que não! É recompensador? Com toda a certeza.

     Você vai ficar surpreendido com o corpo que terá se for disciplinado nos treinos, dieta e descanso. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário