sábado, 21 de abril de 2012

Sobrecarga Progressiva – Aumente Seu Volume Muscular

     O aumento gradual da dificuldade do seu treinamento, também chamado de sobrecarga progressiva, é um método garantido para aumentar a sua aptidão física e volume muscular. A sobrecarga progressiva vai funcionar se o seu objetivo é ficar mais forte, ficar mais volumoso, aumentar a resistência, entre outros.

    Toda mudança ou choque a que somos submetidos é percebida como um tipo de estresse, e nosso organismo tenta se adaptar a ela. Se a tensão for muito pequena e não provoca estresse nenhum, não haverá qualquer tipo de adaptação. Se o estresse for muito grande, você simplesmente morre.


TREINAMENTO COM PESOS

    O treinamento com pesos pode promover algum estresse, assim como acontece em outros esportes. O corpo reage se reestruturando, a fim de estar em condições adequadas na próxima vez que o estresse ocorrer. O ideal nesse caso é aumentar a quantidade de estresse gradativamente, aumentando um pouco da dificuldade de cada vez.


QUANTO MAIOR FOR O TEMPO DE TREINO, MAIS DIFÍCIL FICA

    Você deve entender que quanto maior for o seu avanço, mais difícil e lenta será a sua progressão. Isso acontece por que a adaptação inicial ao estresse é o resultado de uma alteração drástica. Antes você não fazia nenhum tipo de treinamento, e agora está fazendo. Esse tipo de mudança não vai acontecer novamente.

    De “sedentário” para “começar a treinar” é o maior salto que você pode fazer. Claro que você pode sempre treinar dando o máximo de si, afim de induzir o máximo de estresse possível, porém as mudanças nunca serão tão rápidas quanto nesse estágio.


Sobrecarga Progressiva 


CONTINUE APLICANDO A SOBRECARGA PROGRESSIVA

    Nada trará recompensas maiores do que a persistência e a consistência. Só de estar na academia toda semana seguindo sua rotina de treinos e aplicando o principio da sobrecarga progressiva, tornando seus treinos sempre mais difíceis, você terá resultados sólidos. Não perca seus treinos, pois você estará sabotando seu progresso.


OS PESOS DA ACADEMIA ACABARAM

    Muitas pessoas que treinam em academias menores se queixam de que não é possível adotar o principio da sobrecarga progressiva por muito tempo, pois os halteres vão até determinado quantidade de carga, etc. Saiba que aumentar os pesos não é a única maneira de sobrecarregar seu treino. Tudo que você deve fazer é deixar sempre os seus treinos mais difíceis, e existem várias forma de fazer isso. Veja como dificultar os treinos de musculação.


CUIDADO COM OS ANABOLIZANTES

    Essa dica é para as pessoas que usam anabolizantes e aplicam o principio da sobrecarga progressiva. Quando se usa algum tipo de anabolizante, é normal que o progresso seja muito rápido. Porém, vale a pena lembrar que seus músculos ficarão mais fortes, mas os ligamentos, estrutura óssea e articulações não acompanharam esse progresso. Sendo assim, algumas lesões podem acontecer (nem vou citar os outros efeitos causados pelos anabolizantes).

    Se você quer ganhar massa muscular, o ideal é progredir gradativamente. Adote uma boa dieta, use a sobrecarga progressiva no seu treinamento, descanse bem e talvez use algum suplemento para te ajudar no progresso. Você não precisa de mais do que isso para ter o corpo que quer.


NÃO SE ENGANE

    Muitas pessoas usam acham que estão aplicando a sobrecarga progressiva, mas não realidade não estão. Elas se preocupam tanto em aumentar a carga, que trapaceiam em outros fatores. Por exemplo: aumentar o peso do supino e precisar de muita ajuda para levantar (talvez o treino estaria mais difícil com menos peso e executado sozinho); ou aumentar o peso nos exercícios de tríceps e diminuir a amplitude do movimento para menos da metade do que antes.

  Não se engane, você precisa aumentar o estresse no seu corpo gradativamente. Não pense que o jogo de números vai ajudá-lo se você treinar de maneira incorreta, pois não vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário