quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como Conseguir um Balanço Positivo de Nitrogênio e Qual é a Importância para a Hipertrofia

     Não é comum escutar o termo “balanço positivo de nitrogênio” em academias, porém a sua importância para a hipertrofia muscular é enorme. Basicamente, podemos resumir o processo da seguinte forma: 

     O nitrogênio é um elemento químico encontrado nas proteínas, que todos nós sabemos que é o principal bloco de construção muscular. Para ganhar massa muscular, você precisa consumir mais proteínas do que o seu corpo precisa para se manter funcionando. Sendo assim, um balanço positivo de nitrogênio significa que o corpo está retendo mais proteínas do que está usando como fonte de combustível ou em outras formas de excreção (urina, suor, fezes). Em outras palavras, a quantidade total de nitrogênio excretada através das funções do organismo é menor do que a quantidade total de nitrogênio consumida através da alimentação ou suplementação alimentar. E você precisa ter esse balanço positivo de nitrogênio para ganhar massa muscular e ficar grande!

COMO CONSEGUIR UM BALANÇO POSITIVO DE NITROGÊNIO

     Proteínas, carboidratos e gorduras contêm moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio, porém somente a proteína contém uma molécula de hidrogênio adicional. Portanto, o seu consumo é fundamental para manter o corpo com um balanço positivo de nitrogênio. Esse balanço evita o catabolismo, que é o estado onde o corpo entra quando usa o tecido muscular para obter os nutrientes que necessita, prejudicando o seu desenvolvimento.


Balanço Positivo de Nitrogênio


     O balanço de nitrogênio pode ser negativo, positivo ou equilibrado. Você já deve imaginar que o balanço negativo é ruim, principalmente se você deseja ganhar massa muscular. Por outro lado, o balanço positivo é bom, pois é sinal que seu corpo está em estado anabólico, preparado para ganhar massa muscular e recuperado dos treinos.

     Um balanço equilibrado indica que nenhum progresso ou regresso está sendo feito. Em outras palavras, você não vai ficar maior, mas também não vai perder massa muscular. Claro que não é o ideal, mas é melhor estar com um balanço equilibrado do que negativo.

     Muitas pessoas acreditam que para ter um balanço positivo de nitrogênio basta aumentar o consumo de proteínas e pronto! Isso é parcialmente verdade. Além das proteínas é necessário consumir carboidratos e gorduras. A proteína é o principal bloco construtor de tecido muscular, porém os carboidratos e gorduras desempenham diversas funções vitais no organismo e não podem faltar na sua dieta. Sem esses nutrientes a proteína poderá ser metabolizada para fins energéticos, o que além de ser um desperdício de dinheiro, fará com que você fique com um balanço negativo de nitrogênio.

     A chave para manter o seu corpo em um balanço positivo de nitrogênio e ganhar massa muscular é se alimentar bem, treinar pesado e descansar. Em primeiro lugar, você precisa consumir mais calorias do que gasta. Como vimos acima, certifique-se de consumir boas quantidades de proteínas, aliadas ao consumo de carboidratos e gorduras. A nutrição adequada também requer o consumo de vitaminas, minerais e outros complementos que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

     Em seguida, concentre-se não apenas em treinar, mas em treinar pesado! Já que você vai gastar seu tempo na academia, que faça o trabalho bem feito para colher bons frutos. E finalmente, descanse bem. Isso implica em ter boas noites de sono e dividir os treinos de forma correta, permitindo que os músculos se recuperem o tempo necessário.

     Seguindo esses três princípios básicos você terá um balanço positivo de nitrogênio, aumentando seus ganhos de massa muscular.


Referências: Realweighttraining

Nenhum comentário:

Postar um comentário