Na
rua vemos muitos caras grandes. Têm braços, peitorais e coxas enormes,
mas o trapézio é deficiente. Arnold era dotado de muita massa nos
membros superiores, no entanto seus trapézios não seguiam na mesma
proporção. Grandes trapézios são capazes de passar a impressão de que
você é maior do que realmente é.
Por outro lado, se os trapézios não são bem desenvolvidos, você
parece menor do que realmente é. Os trapézios costumam ser
negligenciados, às vezes sequer são treinados. Saiba que todo marombeiro
que se preze tem que treinar todos os músculos. O padrão de treinamento
dos trazpézios é semelhante ao das panturrilhas. A amplitude é curta,
precisam de mais repetições. Alguns exercícios demandam carga pesada,
outros carga mais leve para dar mais pump. É comum a execução incorreta
dos exercícios para trapézios por excesso de carga ou falta de técnica.
Um erro comum é realizar o mesmo exercício por muito tempo e com a
mesma carga, resultando no efeito platô. Nesta matéria gostaria de
esclarecer sobre as diversas formas para detonar os trapézios de modo
eficiente, visando o anabolismo. Creio que aqui trarei exercícios que
poucos conheçam.
Exercícios para Trapézios
1) Encolhimento com Barra
O objetivo deste exercício é desenvolver a porção superior e anterior dos trapézios. Há uma variação em que o encolhimento se faz com a barra atrás do corpo. Quando feito pela frente, deve ser empregada muita carga e dada atenção especial à execução correta. 12 a 15 repetições dão grande pump.
Feito por trás, deve a carga ser naturalmente reduzida, dada a
angulação do movimento. Sempre priorize a técnica. Os ombros devem ser
elevados ao máximo. O ideal é tentar tocar as orelhas com o trapézio.
Não rotacione os ombros, apesar de haver orientação nesse sentido por
alguns autores. A rotação impede a contração completa e perde-se
eficiência. Ponha carga e eleve e desça os ombros de forma controlada.
2) Remada Alta
A pegada deve ser bem próxima, com distância de um palmo entre as mãos. A barra deve ser elevada até a testa. Somente assim haverá contração completa dos trapézios. Usando a barra W há menos estresse no punho, otimizando-se o movimento. A carga deve ser baixa neste exercício. Evite oscilações, não balance. 8 a 12 repetições são suficientes para bom pump.
3) Remada Alta Pesada
Aqui a pegada deve ser bem aberta (um pouco maior que a largura dos ombros) e a carga pesada. A elevação deve alcançar a altura do nariz, no mínimo. É normal um pouco de balanço ou oscilação por conta da carga pesada.
4) Encolhimento com Dumbells
Visa a desenvolver os músculos superiores do trapézio. A carga deve ser pesada, levantando-se os ombros ao máximo possível. Procure apoiar os dumbells num banco (sobre colchonetes para proteger o estofado) nos intervalos a fim de preservar a coluna.
5) Encolhimento na Remada Baixa
Realizado na remada baixa com barra pequena (usada para exercício de bíceps), deve o atleta sentar e inclinar o corpo para trás, quase deitando no chão. O encolhimento de ombros é o mesmo daquele em pé na barra, mas na posição deitada. Excelente para o desenvolvimento dos trapézios e para variação de treinamento.
6) Elevação de Anilha
Movimento esquecido nas academias do mundo “lixitness” (fitness lixo). Tem por objetivo desenvolver a parte superior dos trapézios e deve ser executado na forma concetrada. Segure uma anilha de 20 kg na laterais e suba a anilha até acima da linha da cabeça, descendo controladamente, quando se sente a contração dos trapézios. Deve-se levantar a cabeça na fase de descida para maior eficácia.
7) Pulley Costas com as Mãos Aproximadas
Acredito que muitos nunca tenham ouvido falar deste exercício que tem por finalidade desenvolver todo o trapézio, do miolo até as porções superiores, sendo um exercício completo. Foi descoberto por acidente num estudo científico sobre exercícios para dorsais, quando se testavam diferentes pagadas. A pegada fechada estressou todo o trapézio. Não deve ser feito com muito peso, mas de forma mais concentrada, a fim de se sentir bem a porção superior dos trapézios na subida e o miolo na descida. A pegada deve ser ligeiramente superior à largura dos ombros e o movimento completo, parecido com pulley costas tradicional com barra atrás da cabeça.
8) Pulley Inclinado
Similar ao Pulley Costas, mas feito em pé com o corpo curvado, posição semelhante à final do exercício Good Morning. Mantenha o corpo curvado e puxe a barra até a cabeça, voltando à posição inicial.
Quando Treinar os Trapézios?
Treine os trapézios no dia do treinamento de costas, uma vez que eles são muito solicitados nas remadas, pulleys e barras. Aproveite esses estímulos para focar o trapézio. Alguns preferem inserir o treino de trapézios na rotina de ombros, certo que solicitados nos treinamentos para deltóides, tais como desenvolvimento e elevação lateral.
Bases ou Princípios de Treinamento de Trapézios
Teste os seguintes princípios de treinamento para verificar qual o melhor para a sua conformação genética:
- contração de pico;
- repetições forçadas;
- negativas;
- drop sets;
- rest pause.
- repetições forçadas;
- negativas;
- drop sets;
- rest pause.
Conclusões
O sujeito que tem trapézios grandes demonstra que treina. Tome vergonha na cara e pare com a conversinha de que o trapézio é um músculo feio e que não precisa ser treinado. Isso é pensamento de frango, e ser frango está na cabeça, não no corpo. Treine pesado, varie a rotina com princípios de treinamento para manter o pump ativo. E não rotacione os ombros, o que prejudica o movimento. Garra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário